widget

3 de julho de 2010

Eles foram a S.Tiago

Este post, embora um pouco tardio, serve para dar a saber que três elementos dos “Pedaladas S.Torcato” foram, nos meses de Maio e Junho, a S. Tiago de Compostela.
O primeiro a ir foi o Rui e foi integrado no grupo BTT Berço, um grupo de Guimarães do qual o Rui também faz parte. Para este grupo, de há uns anos a esta parte, já se tornou habitual este passeio a S. Tiago, embora para o Rui tenha sido o primeiro.
O segundo elemento dos “Pedaladas” a “fazer-se” à estrada (mais monte que estrada) com destino a S. Tiago foi o Filipe. Este elemento foi convidado por uns amigos (professores da escola EB 2/3 de S.Torcato) a fazer o passeio com eles.
O Fernando foi o terceiro elemento dos “Pedaladas” a entrar nesta aventura de ir a S. Tiago de bicicleta. Tal como o Rui e o Filipe, também o Fernando foi em companhia de uns amigos das Taipas.
Fazendo fé no que eles contaram, todos os passeios correram bem e cada um tem histórias diferentes para contar.

Nota: como o autor deste texto não participou em nenhum desses passeios, não pode (porque não sabe) contar pormenores sobre os mesmos, mas o mais importante é mesmo divulgar a ida daqueles elementos.
De seguida são disponibilizadas algumas fotos dos três passeios em questão.




E a seguir ao Rui...

...Vem o Filipe.

Vistas as fotos do Filipe...

...Vamos então às do Fernando.


14 comentários:

  1. Estas fotos deixam-me com água na boca, para o ano vamos fazer todos os possiveis para todos os "PEDALADAS" ou quase todos fazer-mos esta viagem mitica como disse (e bem) o filipe(e que já à muito persigo)...Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Boas,
    É para avisar que temos o novo e potente Passeio nos proximos dias ou 4 ou 11 de Setembro (a confirmar) á bela Localidade da Barragem de Vilarinho das Furnas.
    É preparar pernas e barriga, e fazer as devidas inscrições.
    Vamos ter carrinha de apoio (sem receita desta vez...ehehehe).
    Toca a escrever nomes.

    1- Adao
    2- Fernando Electricista
    3- Torcato Intermarche
    4- Sousa
    5- Camilo ?
    6- Joaquim

    ResponderEliminar
  3. Sr. João Nogueira, por favor fazer Post de pescada pró passeio a Vilarinho.
    Muito Gratos
    Adao

    ResponderEliminar
  4. cá está mais uma inscrição e pode ser nos dois dias....nelo dos sacos..

    ResponderEliminar
  5. Eu,em princípio também irei, (depende das minhas férias), mas antes desse passeio a Vilarinho das Furnas, os colegas de Guimarães vão no dia 8 de Agosto à Sra da Graça (dia em que vai lá a volta a Portugal) e convidam-nos, a nós "Pedaladas", a irmos com eles. Sei que o passeio é todo o dia (um domingo)mas ainda não sei mais pormenores. Quem por acaso (ou não) visitar este blog e souber alguma coisa sobre esse passeio é favor deixar um comentário a explicar.

    ResponderEliminar
  6. E que tal uma mini ida a fátima no final do mês de Agosto?
    Sérgio Gonçalves

    ResponderEliminar
  7. Estou a "ver" que os meses de Agosto e Setembro vão ser férteis em passeios cá para as bandas de S.Torcato! Ainda bem, (digo eu). Pela minha parte, gostava de participar em todos eles, o pior é que eu, nos últimos tempos, tenho andado pouco e não sei se aguentarei! Bom, se não aguentar…toca a entrar para a carrinha não é? Sendo assim e se não houver nada de especial que me impeça de participar, estarei presente em todos até…na (mini ida, não percebi) ida a Fátima! Sérgio podes organizar (com tempo e com malta fixe) e se vós não vos importares de me “aturar”…também irei! Depois vai dizendo alguma coisa e se quiseres divulgar aqui no blog diz.

    ResponderEliminar
  8. Meus amigos se não existir nenhum impedimento de última hora terei todo gosto em estar presente no passeio a Vilarinho, desta vez prometo não aparecer em nenhuma burra de luxo e vou participar com uma de monte, só espero que a carrinha tenha espaço suficiente para mim pois após os meses de Julho e Agosto sem rolar, as coisas não serão fáceis para mim.
    Grande abraço e boas férias para todos.

    ResponderEliminar
  9. Olá em relação ao passeio/peregrinação a Fátima eis algumas propostas:
    Apontava para o último fim de semana de Agosto: 28 e 29

    Percurso:
    - São Torcato - Gaia
    Pela estrada 105, Nespereira, Vila das Aves, Santo Tirso, Alfena, Ermesinde, Circunvalação (junto ao parque nascente), Freixo, Ponte D. Luis, Gaia (Afurada)
    - Afurada - Espinho
    Tem uma pista de ciclismo ainda incompleta mas que é o ideal
    - Espinho - Mira/Aveiro
    Tenho de ver melhor mas vamos por estradas mais junto à praia, tipo estradas florestais, com bom piso. Acho que passa junto à base aérea de Maceda/Ovar.
    Perto de Aveiro apanhamos o ferry para atravessar a ria de Aveiro.
    - Aveiro-Figueira
    Esta parece ser a parte mais chata pois terá de ser mais nacional(109)
    - Figueira - Leiria
    Também estrada Nacional
    - Leiria - Fátima
    Esta é a parte mais íngreme, mas que não me parece ser nada de especial, o único contra poderá ser mesmo o acumular de Kms nas pernas.

    Outro aspecto é a questão de a estação de Fátima ainda estar afastada do centro da cidade/vila:
    http://maps.google.com/maps?f=d&source=s_d&saddr=F%C3%A1tima,+Our%C3%A9m,+Portugal&daddr=Portugal+(F%C3%A1tima)&hl=pt-PT&geocode=FfaWXAIdIMx7_ykdcbF8RoMYDTHwBZHkvesABQ%3BFTEQXQIdCmZ-_yFHzJdJfSZjkg&mra=ls&doflg=ptk&sll=39.669671,-8.618088&sspn=0.246826,0.633774&ie=UTF8&ll=39.636365,-8.579292&spn=0.130083,0.316887&z=12

    Em relação à logística é a parte mais complexa pois teremos de pernoitar num sitio que teremos de decidir atempadamente para reservar. Além disso não sei o número de Km's a fazer em cada dia para que no domingo possamos apanhar o comboio de volta.

    ResponderEliminar
  10. Eu já fiz esse percurso até ao Sr. da Pedra (Espinho) por duas vezes e de Gaia (Afurada) até ao Sr. da Pedra fomos sempre à beira mar (a maior parte era pista para bicicletas) e é um passeio espectacular. A partir de Espinho é apanhar a estrada 109 e não deve ter nada que enganar.
    Eu tenho amigos que já foram a Fátima várias vezes pela 109 e dá 270 kms, mas como em princípio o passeio será em 2 (2 ou 2,5?) dias dá tempo para fazer uns desvios.
    Quanto ao marcar para pernoitar, não sei se será melhor não marcar nada, porque se estiver marcado tem que se ficar nesse sítio e pode não dar jeito (por exemplo, se houver atraso ou adianto na viagem) mas isso é só a minha opinião.
    Tem que se saber a que horas há comboio, para fazer um cálculo entre a hora da provável chegada (dos ciclistas) e a saída do comboio.
    Sérgio, combina isso da melhor maneira (se precisares de ajuda diz) e de certeza que não haverá problemas.

    ResponderEliminar
  11. Ora aí está em relação ao facto de reservar ou não é bom ter estas opiniões... como nunca fui. Mas tens razão João... reservar pode ser um risco.
    A questão logistica de abastecimentos e afins terá de ser em autonomia própria pois eu não consigo ter pessoal que assuma levar um transporte com cenas para comer e roupa por exemplo.
    Estava a ver aqui a questão do comboio. Existem vários horários mas o problema é o transporte das bikes... O comboio que chega a Guimarães é o Intercidades e esse não permite o transporte de bikes. Esse serviço é só possível no Regional e não existe ao Domingo. Nem para o Porto.
    Aceitam-se então sugestões.

    Gostaria de saber se alguém aqui do blog alinha pois não gostava de ir sozinho :D

    ResponderEliminar
  12. Ó Sérgio, o ideal num passeio desses era haver uma carrinha de apoio, (principalmente se for pessoal que ande pouco) mas, eu sei que é complicado arranjar (pelo menos o motorista, porque este apanha uma seca das valentes) quem queira fazer esse “frete”.
    Duas alternativas que eu te sugeria eram as seguintes:

    1ª- Arranjar um amigo com uma carrinha que fosse no domingo directo a Fátima para só para trazer as baikes. (Assim já não custava nada, era só o tempo da viagem)

    2ª- Se o pessoal que está com ideias de participar no passeio estiver de férias, porque não trocar os dias? Se em vez de ser sábado e domingo, porque não sexta e sábado ou quinta e sexta? Eu compreendo que, para muita gente, chegar a Fátima ao domingo terá outro sentido mas…
    Assim o problema do transporte das baikes estaria resolvido, uma vez que dizes que o comboio só não transporta baikes ao domingo.
    Se o passeio for avante e eu na altura me sentir em condições de fazer uma viagem dessas, terei muito gosto em vos acompanhar.

    ResponderEliminar
  13. Bem em relação a algumas questões logisticas estão minimamente tratadas.

    Proposta de viagem no fim de semana de 28 e 29 de Agosto.
    Temos motoristas e carrinha também se arranjará(com maior ou menor dificuldade).

    No primeiro dia tentar andar o mais possivel para que no Domingo se esteja mais à vontade para apreciar Fátima (além de que no segundo dia o rabinho deve estar mais "chateado" com o selim da bike).

    A proposta para dormir poderia ser na zona da Figueira da Foz em campismo ou então numa qualquer residencial pois para mim o essencial é tomar duche com qualidade.

    Aceitam-se sugestões :)

    ResponderEliminar
  14. Se (em princípio)há carrinha de apoio, já é uma coisa muito boa porque dará para levar algumas provisões, quer sejam alimentares, ou materiais para as baikes.

    Quanto ao pernoitar na zona da Figueira (não sei se vou ser repetitivo)tudo vai depender do andamento do pessoal, mas, penso que era óptimo que se ficasse por aquela zona porque era sinal que se tinha andado mais ou menos (acho que à volta de 200km.´
    Quanto ao primeiro dia, eu sou da opinião do Sérgio, é fundamental que se ande o mais que puder, (sempre dentro dos limites de cada um é claro!)porque no segundo dia...não é só o rabo que doi não!! São também as pernas! E para quem não está habituado a andar muitos km...pior será! Mas ao dizer isto, não quero que pensem que estou a intimidar alguém, apenas estou a dizer aquilo que eu sinto quando ando mais km do que o costume.
    Mas para qualquer eventualidade (dificuldade)estará lá...a carrinha! E não será vergonha nenhuma se alguem tiver que saltar para ela, porque a mim já me aconteceu e não fiquei diminuido por isso!!

    Agora, um conselho ao pessoal que tem ideias de se meter nesta aventura:
    Neste dias que faltam, era conveniente que, se pudessem, dessem umas boas voltas na estrada com bastantes km (penso que entre 80 e 100 km seguidos era o idial)e algumas horas seguidas em cima da baike.


    Agora, quem puder e souber, que me esclareça o seguinte:

    1º-A carrinha, para além de dar apoio na viagem, é que vai trazer os ciclistas e as baikes de regresso?

    2º- Se não for a carrinha a transportar os ciclistas para cá, a ideia de vir de comboio mantem-se?

    3º- Quantos ciclistas estão para ir? Qual o número limite de ciclistas que podem ir? (certamente, se for a carrinha a trazer os ciclistas, estará condionado aos lugares disponíveis)



    Observação:
    Com respeito ao pernoitar, eu, se for, embora nunca tenha ficado num parque de campismo...fico em qualquer lado!

    ResponderEliminar