widget

16 de fevereiro de 2010

Passeio à Povoa de Varzim

Como tinha sido divulgado aqui no blog, os “Pedaladas S.Torcato” realizaram hoje, terça-feira 16 de Fevereiro, dia de Carnaval, um passeio à Povoa de Varzim, sendo o trajecto feito pela estrada nacional. O dia acordou cinzento e ameaçava chuva, mas nem isso nos demoveu dos nossos propósitos e uns minutos mais tarde do que a hora marcada (um imprevisto de última hora a isso obrigou) lá demos início ao passeio. O percurso era propício a roladores e cedo isso se notou, pois a “elite” rolava a alta velocidade, enquanto os de segundo plano lhes seguiam o encalço não muito distante. Verdade seja dita, que de S.Torcato à Povoa todos se portaram muito bem, tendo em conta, é claro, as diferenças de andamento (e das máquinas, pois uns iam de “4L” e outros de “Ferrari”) entre os vários elementos. Chegados à Povoa, (ao local onde paramos) com 56 km percorridos em menos de duas horas, era tempo de descansar e retemperar forças, aproveitando também para tirar umas fotos. Depois de uns bons minutos a repousar e tomar alguma coisa num café local, fizemo-nos à estrada iniciando assim a viagem de regresso a S.Torcato. Ainda não tínhamos percorrido 1 km e aí estava a primeira contrariedade: A “4L” (lá está, uns de 4L e outros…) do João tomou a mal de o dono não lhe dar o almoço e…furou! (não adiantou nada os pneus e câmaras novas!) Toca a parar (mal tínhamos arrancado!) e um daqui outro dali (é que o mecânico de serviço tinha ficado no quentinho dos lençóis!) lá se resolveu o problema, mas, com tira roda, mete câmara, mete roda (e ela é esquisita para entrar!) e ir á bomba atestar o pneu, o tempo foi passando e já eram 11 horas quando saímos finalmente da Povoa, tendo mais 50 e poucos km para percorrer até S.Torcato e a “orelheira” esperava por nós. Como é bom de imaginar, o ritmo que foi imposto era bastante forte e passados alguns km (principalmente a partir de Famalicão) isso veio a ressentir-se em alguns elementos, nuns mais, (João) noutros menos. Mas como é normal, estes passeios costumam ter um pouco de tudo: convívio, coisas para contar e…um pouco de sacrifício, por isso, era preciso continuar a pedalar. Ao passar em Brito, eram já 12.45 horas, encontramos uns amigos (o Adão e o Camilo) que estavam a carregar as bikes na carrinha, depois de darem umas voltas pelas redondezas e dispuseram-se a trazer aqueles que quisessem. Como a hora já ia adiantada e o cansaço já era muito, escolher entre o continuar a pedalar e chegar a casa bastante tarde, ou vir de carrinha e chegar a casa mais cedo…alguns elementos (dois mais cansados (João incluído) e um com mais pressa em chegar a casa) optaram por vir de boleia. Algum mal nisso!? Achamos que não, até porque…a “orelheira” já esfriava e afinal...era CARNAVAL!


Aos poucos, os elementos iam chegando.

O Gusto, dava uma afinadela na 4L dele.
Mas esta 4L...anda que se farta!

O Tony, quis tirar uma foto com a máquina do fernando!
(o tal Ferrari)

Como é Gusto? Está afinada?
Então siga, vamos começar o passeio, que são horas.

Aqui, já era na Povoa, no local onde tomamos o reforço.

O Tony já estava "aviado", o João estava quase.

O Zé e o Filipe, preferiram ficar ao balcão.

Aqui o João ainda estava...em forma.
Depois, foi perdendo pedalada.

O Filipe tomava o cafézinho e...comia as natinhas!
Calma aí, que ele desta vez só comeu duas!!

Está demorado, João!
Come, come, que bem vais precisar!

Depois de "fazer" bem à barriga,
toca a preparar para o regressso

Grande plano, Zé!

Não, não é um ninja!
É o Fernando com uma proctecção,
por causa do frio.

Até que enfim!!!
A comer também sois atrasados
como... na estrada!?

Toca a preparar para...

...A foto de conjunto.

O Tony já aquecia, enquanto o Fernando
posava para a foto.

O Gusto parece que estava com pena de vir embora!.

Não seria justo partirmos, sem tirar uma foto ao mar.

11 comentários:

  1. Ó pessoal, vou ser sincero no meu comentário:depois de já há muito tempo não andar na estrada, eu pensava que me ia custar muito mais. É verdade que no regresso, a seguir a Famalicão, eu comecei a claudicar bastante, mas, temos que ter em conta que o ritmo era elevado.Depois, aquela boleia veio mesmo a calhar!é que assim, evitei de chegar a casa de "rastos" e comi a "orelheira" quentinha! já agora, não podia deixar de me referir ao Tony, porque acho que ele se portou muito bem! Depois de vacilar um pouco antes de Famalicão,(ao contrário de mim) recuperou e deu-lhe duro no resto do percurso.

    ResponderEliminar
  2. AMIGOS, Esta etapa deu para ver que a maioria não está ainda preparada para grandes aventuras. Eu fui dos que foi e veio em cima da burra até casa, mas devo dizer que como alguns a minha etapa deveria terminar em BRITO, dai até S.TORCATO mais parecia um arrastão. Agora vou realçar toda a entreajuda que houve pois foi imensa toda a etapa e que quer dizer que somos um verdadeiro grupo, PEDALADAS S.TORCATO.

    ResponderEliminar
  3. Gostei bastante do passeio principalmente das duas natas na Povoa de Varzim. Mas o melhor foi, quando alguem queria trazer as luvas do senhor que estava sucegado a tomar o seu café. Mas depois acabou por tirar a foto de grupo. Bem aja aos PEDALADAS de S.TORCATO.

    ResponderEliminar
  4. CAROS AMIGOS PEDALADAS apesar dos meus 95k, e tambem com muito esforço, é com orgulho que o digo que fui á povua de varzim e vim,e não é o facto de ter vindo de Brito a s. Torcato de carrinha que me desmoralisa já que eu me emcontrava em perfeitas conições fisicas para chegar até casa, ou talvez ainda mais alem ao contrario do que muitos possam imaguinar.
    Tambem é verdade que houve bastante interajuda uns com os outros pois isso é que mostra o que é um GRUPO.
    Eu adorei este passeio e venha o proximo.
    Daqui mando um abraço para todos os pedaladase até sabado. TONY

    ResponderEliminar
  5. Os PEDALADAS de S.TORCATO podem estar orgulhosos com alguns menbros que participaram na prova em Fafe de 40 km BTT neste domingo demanhã 21/02/2010. Foi um percurso que penso todos compriam com socesso, para a proxima vez podiamos ir todos.

    ResponderEliminar
  6. Pra quem quer ver algumas fotos do passeio em Fafe:

    www.abracoaobruno.blogspot.com


    Camilo

    ResponderEliminar
  7. Pequena rectificação.... o Camilo foi á Póvoa, não houve foi caneto pa vir....

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Proximo Passeio... Maria da Fonte... 21 de Março, mais 40 kms de lama...esperemos..

    www.bttmariadafonte.eu

    Atenção, não há inscrições no dia do passeio, estão limitadas a 1.000 e acabam nun instante.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Aqui sim...as fotos de Fafe....

    http://picasaweb.google.pt/bttrinus/FotosAbracoAoBruno?authkey=Gv1sRgCKOi4MarxZTbbw#

    ResponderEliminar
  10. É Filipe! É verdade, para a próxima vez podíamos ir todos, mas em respeito ao passeio, digo-te uma coisa! E eu já fiz muitos passeios, e já conhecia esses trilhos quase todos, mas a verdade seja dita eu nunca passei tão mal, ou nunca me senti, assim mal num passeio, vinte Kilometros iniciais a subir e ao mesmo tempo a chover e frio, é obra, atenção que atingimos perto dos oitocentos metros de altitude maxima, com inicio nos tresentos metros, até ao reforço. Por isso quero dar os parabéns a todos os elementos do grupo que fizeram parte e participaram no passeio, e principalmente ao Zé e ao Filipe que sendo iniciados nestes tipos de passeios, portaram-se muito bem e estiveram a altura, e também, claro ao Sérgio e ao Fernando, ao Sérgio pelo seu espírito de aventura e ao Fernando pelo seu espírito de incansável.

    Rui Arantes

    ResponderEliminar
  11. Amigos do pedal, embora com algum atraso, não podia deixar de mandar um palpite quanto ao que se passou no ultimo Domingo em Fafe no Abraço ao Bruno.
    Como de costume, o Fernando saiu e chegou a abrir, ouvi dizer inclusive que queria fazer duas vezes o percurso :-)
    O Filipe e o Zé, nem pareciam maçaricos nestas coisas tendo ambos tido um desempenho brilhante, quanto ao Rui, já habitual nestas andanças, teve um andamento á altura de um Pedaladas de topo, por fim resto eu que lá me fui arrastando nas subidas para depois me desforrar nas descidas e diga-se de passagem que havia lá algumas de cinco estrelas.
    Em resumo, mais um desempenho excelente do pessoal do Pedaladas esperemos que no próximo, o Grupo esteja completo.

    ResponderEliminar