widget

4 de dezembro de 2010

Luílhas, Vestida de Branco

E a neve…ali tão perto!
Os Pedaladas S. Torcato, no passado dia 1 de Dezembro feriado nacional, propuseram-se a ir ao encontro da neve. Fazendo fé no tempo e nas informações meteorológicas que se tinham feito sentir nos dias anteriores, as quais informavam que teria nevado com alguma intensidade em alguns pontos relativamente próximos de S. Torcato, decidimos tomar o rumo de S. Miguel do Monte, pois aí, quanto a nós, haveria neve de certeza absoluta. Depois de alguma discordância (natural) quanto ao trajecto a seguir (há vários percursos que vão dar a S Miguel do Monte), lá seguimos em direcção a Freitas, para depois subirmos a encosta (uma boa parte com a baike à mão, porque o terreno era impróprio para pedalar!) que vai sair ao alcatrão já perto de S Miguel do Monte. Chegados aqui e porque já estávamos bem no alto, a desilusão, quanto à possibilidade de vermos a neve, começava a fazer-se sentir nos elementos do grupo porque, de neve…nem sinais! Continuamos a subir até ao alto de S Miguel e chegados lá acima o cenário era igual! Neve…nicles! O entusiasmo da partida, quanto à possibilidade de encontrarmos neve, dava, agora, lugar a alguma frustração! Bom, mas já que estávamos ali, porque não seguir (subir) em direcção a Luílhas (zona das ventoinhas), que fica ali a 3 ou 4 kms? Como a maioria dos elementos que iam, nunca tinham ido para aquelas bandas (Luílhas) e era uma oportunidade de ficaram a conhecer, o consenso foi geral em seguirmos nessa direcção. Em boa hora o fizemos porque, percorridos 2 kms…aí estavam os primeiros sinais da “dita cuja” (neve)! Finalmente!Entramos num trilho (o mesmo onde passava o, extinto, Rali de Portugal) e fomos subindo até ao alto e a quantidade de neve sempre a aumentar! Espectacular! Lá no alto o cenário era simplesmente…deslumbrante! Valeu bem a pena a nossa persistência em não desanimar de encontrarmos a neve! Como devem calcular, com as quedas e brincadeiras com a neve, divertimo-nos à brava (qual crianças qual quê!?) passando momentos que não se apagarão mais da nossa memória, porque coisas destas (tanta quantidade de neve) são raras cá para as nossas bandas.
Nós em S. Miguel do Monte… e a neve ali tão perto!
Falta referir que no caminho de regresso a casa, que foi feito pela outra encosta do monte, deparamo-nos com uma matança do porco tradicional! Logicamente e com a autorização dos “velhotes”, tiramos umas fotos junto do suíno e dos respectivos “matadores”.

Nota: Hoje, sábado dia 4 de Dezembro, alguns elementos voltaram a ir ao encontro da neve e mais uma vez passaram momentos inesquecíveis. 



Diversão foi coisa que não faltou!
Qual frio qual quê!?

Pedalar na neve! Momentos e sensações Indescritíveis!

Para estes lados, a matança do porco ainda é uma tradição!


VER MAIS FOTOS



Vídeo na neve no dia 1 de Dezembro.



Vídeo na neve do dia 4 de Dezembro

9 comentários:

  1. Para mim, estes passeios pela neve foram excelentes! Muita diversão e oportunidade de fazermos aquilo que é raro podermos fazer.
    Tenho pena que nem todos os elementos tenham tido oportunidade de ter este prazer, mas se calhar um dia destes vão ter a oportunidade deles.

    ResponderEliminar
  2. Meus caros, pelo que vejo foi um dia e pêras, infelizmente não me foi possível acompanhar-vos pois tinha prometido a um amigo ir pedalar com ele nesse dia. Quanto a neve também tive a minha parte pois fomos os dois para a Serra da Cabreira e neve era coisa que abundava, andamos cerca de três horas com a bike á mão pois a altura da neve rondava os 40 cms e era impossivel pedalar já que os pedais estavam abaixo do nivel da neve. De qualquer forma também tive um dia espectacular e diferente só faltou mesmo a companhia dos Pedaladas.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. A sensação de andar de bicicleta na neve foi muito agradavel, visto que fez lembrar quando eramos mais novos a divertirmos atirando bolas de neve. Passamos por uma matança do porco, onde posamos para a foto para mais tarde recordar. VAMOS PESSOAL PEDALAR COM FORÇA!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Então o Forasteiro (Sérgio) também foi para a neve!!?? Ainda bem que tiveste oportunidade de ver um cenário magnifico e que te divertiste bastante! Pena não teres tirado umas fotos para colocar aqui no blog.
    Eu também gostei muito da experiência de pedalar na neve, mas pelo que vejo (pelo que não vejo) eu e o Filipe fomos os únicos que gostamos! Fica o repto para mais comentários acerca do dia passado na neve!

    ResponderEliminar
  5. Foi uma manhã espetacular, andar na neve de bike foi muito fixe e pelo que vi as quedas sao mais macias, um passeio muito bom e muito cansativo porque já nao me lembro de chegar a casa tão cansado e com tanta fome (até as laranjas do chão eram boas)...

    ResponderEliminar
  6. Nelo Lima,"dizes que as quedas na neve são mais macias". Bem o posso dizer, visto que caí uma vez e não quis outra coisa, atirei-me umas poucas de vezes para o tapete, mas há outras pessoas que não podem dizer o mesmo, bateram com os ditos cujos no avanço e foram embora mais cedo. Nem todos têm jeito para a queda!
    E cuidado com aqueles meninos que andam por aí a perguntar se tem carta de pesado!!!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Amigo João.
    O meu amigo tirou fotos com o telemóvel, e eu filmei com a camara do capacete no entanto ainda não consegui obter as fotos e tenho tido alguma preguiça em relação ao filme. Prometo que brevemente vos mostro alguma coisa e podem crer que tenho imagens que impressionam pela quantidade de neve que existia naquela altura.

    ResponderEliminar
  8. tenho visto a neve e a serra cá de baixo. apenas lá sub uma vez, no Verão. Sou do Bike Team de Barcelos e será que podiamos, no Inverno, acompanhar-vos?

    ResponderEliminar
  9. Claro que podem é só uma questão de combinarmos. Nós, sempre que cai neve, vamos até lá e o que lhe posso dizer que é um espetáculo deslumbrante.

    ResponderEliminar