widget

1 de setembro de 2010

Passeio a Fátima

Aproveitando o período de férias, em pleno mês de Agosto, um grupo de cinco jovens (penso que ainda podem ser tratados assim) que dão pelos nomes de, Sérgio, Nuno, Carlos, Ricardo e Fernando (este último foi o motorista da carrinha de apoio), em conjunto com alguns elementos dos “Pedaladas S.Torcato”, resolveram realizar um passeio de bicicleta (o qual já vinha sendo idealizado e preparado há algum tempo) desde S.Torcato até Fátima. Como alguns elementos que integrariam a comitiva não tinham “rodagem” que lhes permitisse fazer a viagem num só dia, o passeio foi marcado para os dias, sábado 28 e domingo 29 de Agosto. Depois de preparada toda a logística, mormente com a dormida de sábado para domingo e com o transporte de regresso de Fátima a S.Torcato, só faltava mesmo…chegar o dia de partida. Por impedimentos de última hora dos restantes elementos dos “Pedaladas”, relacionados com questões de férias e outros, só o “Pedalada” João Nogueira participou no passeio. A partida, depois de tirada a respectiva foto de conjunto, foi dada às 5.30h da manhã junto dos coretos. Aproveitando a fresca e o pouco trânsito que se fazia sentir àquela hora da manhã, rolou-se muito bem até Gaia, local da primeira (breve) paragem para descansar um pouco. Depois seguimos em direcção a Espinho com o percurso a ser feito quase todo em pista e à beira-mar, proporcionando-nos um cenário espectacular.
Mais uns kms (marcava o meu contador 98 kms) e era chegada a hora da primeira paragem a sério para o primeiro reforço do dia, que tinha sido previamente preparado pelo Fernando com o intuito de não perdermos muito tempo. Se até aqui a média de tempo estava acima das minhas expectativas (tendo em conta que alguns ciclistas não estavam habituados a andar tantos kms) daqui para a frente baixou ligeiramente, o que seria perfeitamente normal. Mesmo com essa ligeira quebra de ritmo, quando paramos em Vagos para almoçar (eram 12.30h) tínhamos percorrido 148 kms! Muito bom, digo eu, porque estava previsto ficarmos na Figueira da Foz e só faltavam 64 kms para lá chegar! Depois de comermos uns “rojõezinhos” (não, não eram à minhoto!) e bebermos muita água e pouco vinho, lá continuamos viagem e às 16.15h estávamos na Figueira (com 202kms), à porta da pensão que seria o nosso albergue para a noite. Como ainda era cedo e a praia estava ali tão perto…resolvemos, quer dizer…resolveram ir dar um mergulho! E que bem que soube! Depois do jantar, uma pequena volta e… toca a regressar à pensão para…cantar os parabéns ao Nuno Nogueira (que fazia anos nesse dia) e deitar, porque no outro dia havia que levantar cedo para percorrer os restantes 80kms até Fátima. No domingo, marcava o relógio 5.20h da manhã, fizemo-nos novamente à estrada e com um pouco mais de dificuldade (era a parte mais difícil do percurso) e alguns desencontros no trajecto, às 10 h da manhã estávamos em Fátima.
Em jeito de conclusão, eu (João Nogueira) posso dizer que foi um passeio divertido e que fiquei bastante agradado com as companhias (também não esperava outra coisa!), sempre bem-dispostas e divertidas apesar de algum cansaço.


NOTA: Eu, em representação dos “Pedaladas S.Torcato” e dos restantes elementos que integraram a comitiva, não poderia terminar esta minha descrição do passeio sem fazer um agradecimento público à Junta de Freguesia de S.Torcato, pelo apoio concedido, nomeadamente na cedência da carrinha para o transporte de regresso a S.Torcato. Por isso…o nosso MUITO OBRIGADO!

Momentos, antes da partida

A rolar em direcção ao Porto

Seguimos em direcção a Espinho...

...Sempre à beira-mar!

Em Espinho "fomos obrigados" a ver o comboio passar!

Era hora do reforço.

Depois lá continuamos viagem.

Entrávamos em Vagos, local onde iríamos almoçar.

Ora cá estamos nós, já com a sopinha no "papo".

O Carlos já estava a ficar melhor!
Era bem preciso, porque...

...Ainda havia muito para pedalar.

O Nuno, também já tem queda
para tirar fotos em andamento!
Quem sai aos seus...
Mais uma pequena paragem para abastecer.

A Figueira da Foz estava próxima, mas...

...Antes de lá chergarmos fizemos mais uma paragem
para descansar e comer qualquer coisa.

Agora sim, estávamos à porta da Figueira!

Passagem na ponte da Figueira.

A rua onde ficava a pensão na qual iríamos pernoitar.

Depois de nos apresentarmos à dona da estalagem...

...Entramos, para ver os quartos e pousar as baikes e demais apetrechos!
Depois, mesmo antes de tomar um banho...

...Fomos até à praia!

Depois dos mergulhos...

...Fomos beber umas cervejitas
e o resultado foi este!
À noite, comemos um bolo e cantamos os parabéns ao Nuno.

Bolo comido, toca a ir deitar porque...

...Ao outro dia era preciso levantar cedo!
aqui estamos nós a recomeçar
a viagem em direcção a Fátima!
Paragem para o pequeno almoço.

Falta o Carlos na foto porque...
já tinha saído para adiantar (ou não!) caminho!

Depois de uma pequena descoordenação
entre o trajecto que o Carlos seguiu
e aquele que nós seguimos, lá nos reorganizamos
e...

...Seguimos todos juntos!

Depois de rolarmos uns kms sozinhos...

...Encontramos um "amigo" da zona, que fez questão
de ir connosco até Fátima e nos indicou uns atalhos bem fixes!!

Aqui vai o Ricardo com o novo colega.
Foto dos cinco...mais um!
E finalmente...chegamos a Fátima!

Depois de uma pequena espera pelo Fernando
(que tinha ido estacionar a carrinha)...

...Fomos visitar o santuário!

Depois fomos pôr umas velinhas a arder!

Como imagem final, fica o santuário de Fátima!
Afinal, além do passeio, foi a razão que nos levou até lá!

A seguir são disponibilizados uns pequenos vídeos
gravados durante a viagem.












2 comentários:

  1. Bem está visto que foi muito porreiro este passeio/convivio/peregrinação.
    Agradeço ao grupo a oportunidade que proporcionou nesta aventura... esteve tudo 5 estrelas... até a "confusão" do almoço acabou por ser animada...
    E claro agradeçer imenso ao colega de Colmeias , o Fred que nos acompanhou e mostrou excelentes caminhos para chegarmos a Fátima em bom estado.

    Parabéns a todos

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei bastante do passeio e..das companhias! para o ano, se der jeito a toda a gente, lá voltaremos!

    ResponderEliminar