Respondendo ao “apelo” nacional, denominado, vamos “Limpar Portugal”, no dia 20 de Março, alguns torcatenses (poucos, diga-se de passagem) deitaram mãos à obra (ou melhor, deitaram mãos ao lixo!) e deram o seu contributo na limpeza da floresta da Vila de S.Torcato. Sabia-se, que o objectivo traçado (conseguir limpar Portugal num só dia) não era fácil de concretizar e S.Torcato, infelizmente, não foi excepção, porque, apesar dos esforços dos voluntários, não foi possível eliminar todo o lixo existente, podendo-se apontar algumas razões para que isso não tivesse sucedido, tais como:
> Falta de sensibilização, da maioria dos torcatenses para a questão do ambiente.
> Instabilidade do tempo, que “arrefeceu” possíveis voluntários.
> Grande quantidade de lixo existente.
> Meios humanos e materiais, insuficientes.
> Etc.
Analisando estes três ou quatro motivos, que são apontados, será fácil chegar à conclusão que, S.Torcato continua a ser uma terra onde se fala (bem ou mal) mais do que aquilo que se age, em prol da comunidade. Certamente, ninguém estaria à espera que toda a população se envolvesse neste projecto, mas, numa Vila com cerca de 3700 (?) habitantes, inscreveram-se um número aproximado de 200 voluntários, (informação dada por um dos responsáveis da iniciativa) mas, o mais caricato é que, desses 200, apenas cerca de 1/5 (estariam um quinto?) estiveram presentes. Pode-se apontar a instabilidade do tempo, que ameaçava chuva, como causa para a desmobilização dos restantes inscritos, mas, seguramente, se fosse para uma “tainada” (à borla é claro!) estariam presentes os 200 e muitos mais, mas… trabalhar à borla!?...hum…”faz calor”.
Bom, de qualquer das maneiras, com mais ou menos participação, o que é certo, é que se conseguiu arrumar uma grande quantidade de variadíssimos lixos e por isso...o AMBIENTE, AGRADECE.
Resta dar uma palavra de apreço aos responsáveis pela coordenação, (quer se goste deles, ou não) porque, de certeza, não será fácil conseguir meios (materiais), gratuitos, suficientes para um projecto desta envergadura.
a enormes forças para arrastar o lixo
de sítios bem díficeis!
Havia de tudo um pouco!.
Cá vai uma arca frigorífica!!
Os voluntários lá se iam esforçando
por deixar tudo bem limpo.
A triagem dos resíduos era feita no local.
Enquanto em baixo se enchia os sacos...
...Na parte de cima, carregava-se para o tractor!
Com tarefas distribuidas,
as coisas tornam-se mais fáceis!
Aí vai mais um!!
Encher e descarregar...
foi uma constante!
Neste local, a bacia, terminava o rol
de objectos indesejáveis, por isso...
...Era hora de reorganizar e...
Parabéns pelo trabalho!
ResponderEliminarPARABÉNS pelo artigo... excelente!